segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Múltiplos e submúltiplos de grandezas elétricas

Os prefixos dos múltiplos e submúltiplos de grandezas elétricas mais utilizados são quilo, mega, giga (para múltiplos), miliamper, microamper e picoamper (para submúltiplos). Existem outros prefixos além destes citados, e para aprender a usá-los de forma correta, é necessário entender alguns conceitos que apresentaremos por aqui.

Potência de dez e notação científica

Potência de dez:

Em primeiro lugar, precisamos entender a potenciação de base dez, que nos traz mais praticidade para realizar contas e simplificar respostas. Analise a imagem abaixo:



Para compreender a potenciação, faça a associação de que, números maiores que 1 apresentaram potências positivas ,e os números menores que 1 potências negativas

Dica: Rabisque uma marquinha à direita do número (ex: 1*) e conte as casas decimais, analisando que: a direita da marca teremos potências positivas e a esquerda potências negativas. Veja:




Notação científica:

Na notação científica a potência de dez é utilizada para que os resultados sejam simplificados. Para utilizar a potência de dez na notação científica a vírgula deve ser escrita após o primeiro número apresentado, sendo este maior ou igual a 1 e menor que 10. 

Múltiplos e Submúltiplos de grandezas elétricas:

Agora que aprendemos sobre potência de dez e notação científica, veremos como os dois conceitos juntos nos ajudam com os prefixos das grandezas elétricas. Observe a tabela:


Como descobrir quanto equivale 1.000.000 ohms?
 Fazendo uma marca a partir do número 1, e contando as casas a direita temos 1x10^6, que equivale a 1MΩ como apresentado na tabela de unidades S.I. Então, temos que: 1.000.000= 1x10^6 = 1MΩ.



 BOYLESTAD,R.L. Introdução à Análise de Circuitos.12 ed. Pearson. 2012

0 comentários:

Postar um comentário