O que é eletrostática?
A eletrostática nada mais é que o estudo dos fenômenos causados pelas cargas elétricas.Vale lembrar que, as cargas podem ser positivas ou negativas.
Princípios da Eletrostática:
Princípio da atração e da repulsão: esse princípio é bastante simples e diz que cargas iguais se repelem e opostas se atraem.
Princípio da conservação de cargas elétricas: como o nome sugere esse princípio trata da conservação de cargas, ou seja, cargas positivas e negativas não podem ser alteradas em um sistema isolado.
A partir do princípio da conservação de cargas elétricas explicado anteriormente, pode-se concluir que um corpo isolado estará sempre equilibrado.Ou seja, um corpo sempre terá a mesma quantidade de cargas positivas e cargas negativas.
Mas, é possível desequilibrar esse corpo, para isso basta eletrizá-lo. Antes de explicar os processos de eletrização vamos entender o conceito de corpos positivos e negativos.
Corpos positivos: existe mais cargas positivas que negativas, não existe apenas cargas positivas e sim uma maior quantidade delas.
Corpos negativos: existe mais cargas negativas que positivas, não existe apenas cargas negativas e sim uma maior quantidade delas.
Eletrização por atrito
Essa eletrização é bem simples, irá se friccionar dois corpos de materiais diferentes. Desta forma, um dos corpos perderá elétrons para o outro, se tornando carregado positivamente. O corpo que receber esses elétrons ficará carregado negativamente.
Para entender qual ficará positivo e qual ficará negativo basta seguir a série triboelétrica. A série triboelétrica mostra os elementos que tendem a ficar positivos (seta para cima), e os que tendem a ficar negativos (seta para baixo)
Série triboelétrica:
Eletrização por contato
Outra eletrização simples de entender é a por contato, como diz o nome basta colocar dois corpos com qualidade de cargas diferentes (um positivo e o outro negativo) em contato.Neste caso o corpo com excesso de cargas negativas irá passar elas para o corpo positivo. Neste processo de eletrização os dois corpos acabarão com a mesma qualidade de carga.
Este processo não é tão simples quanto os outros, então, para facilitar a compreensão vamos o dividir em alguns passos:
1º Coloca-se o corpo indutor do corpo induzido. O corpo indutor irá atrair as cargas opostas do corpo induzido.
2º As cargas negativas ficarão de um lado e as positivas do outro(lembre-se que cargas positivas é a ausência de cargas negativas).
3º O corpo induzido será ligado em um aterramento, onde receberá elétrons da Terra.
4º Corta-se o aterramento.Pronto, o corpo induzido já está carregado.
Resumindo...
DINIZ, André.(2006). Eletromagnetismo [Apostila de sala de aula].Eletrotécnica, IF Sudeste MG, Juiz de Fora, MG.
0 comentários:
Postar um comentário