O que é um capacitor?
Capacitores são elementos passivos formados por duas placas feitas de material condutor separadas por um material isolante - ar, mica, cerâmica, papel. Ele funciona armazenando energia elétrica a partir de um campo elétrico.
O material têm comportamentos opostos em relação a corrente e a tensão, tanto durante seu carregamento quando descarregamento, conforme podemos observar pelos gráficos abaixos:
Processo de carregamento do capacitor:
Processo de descarregamento do capacitor:
Capacitância
Capacitância é a capacidade do capacitor em armazenar cargas em seu interior.
Onde:
E = diferença de potencial (V)
Q = cargas armazenada (C)
Propriedade físicas do capacitor
A única forma de alterar a capacitância de um capacitor é alterando suas propriedades físicas, como área de suas placas (S), a distância entre as placas ou o material isolante (dielétrico). Vale lembrar que, cada dielétrico tem uma permissividade específica (E) e esta é o que faz com que sua altere sua capacitância. Essa é a fórmula que nos possibilita achar a capacitância por meio das suas propriedades físicas:
Energia no capacitor
Quando aumentamos a tensão aplicada no capacitor aumenta-se, consequentemente, as cargas armazenadas (de acordo com a sua capacitância). Ou seja, a tensão aplicada é diretamente proporcional às cargas armazenadas.
DINIZ, André.(2006). Eletromagnetismo [Apostila de sala de aula].Eletrotécnica, IF Sudeste MG, Juiz de Fora, MG. p. 45 - 55


0 comentários:
Postar um comentário