segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Cálculos no circuito série

Cálculos no circuito série 

Cálculos da potência no circuito série:

Dando continuidade ao tema da semana passada, hoje nós vamos falar sobre a potência no circuito série. Nos sistemas elétricos, a potência que sai da fonte CC ,deve ser sempre a mesma que passa pelos elementos resistivos. Para realizar o cálculo da potência dissipada por cada elemento que compõe o circuito, utilizamos as seguintes fórmulas:

P= V * I (w)

P=R*I2

P=V2/R

Obs: A potência total no circuito pode ser calculada utilizando qualquer umas das equações acima, lembrando que você precisa ter o valor da corrente, tensão ou resistência total. Uma outra forma de calcular, é realizar a adição dos valores de potência encontrados em cada componente do circuito. Vamos analisar um exemplo para facilitar o entendimento:

Qual a potência total no circuito?


No circuito série, podemos obter uma resistência equivalente às outras somando seus valores. Para descobrimos a potência total do circuito, precisamos nos lembrar da fórmula Pt= Vt * It, no circuito nos foi dado a tensão total(Vt), mas como descobrir o valor total da corrente?? 


Usando a lei de ohm Vt=Rt*It, podemos descobrir o valor da corrente total, já que temos a tensão e os valores das resistências! 


Req= R1+R2+R3

Req= 14Ω 


Vt=Rt * It  

12= 14*It 

 It= 0,85A 


Obs: Req é a resistência equivalente, a unidade é em ohms, e It é a corrente total do circuito ,a unidade utilizada é o ampère. Para potencia total (Pt), a unidade é watt e para a tensão (V), a unidade é volts.


Após realizar o cálculo da corrente, podemos dar continuidade ao cálculo da potência total: 


Pt=Vt * It 

Pt= 12 * 0,85 

Pt= 10,2 W

 

BOYLESTAD,R.L. Introdução à Análise de Circuitos.12 ed. Pearson. 2012
ROSSETI, Gustavo.(2019).Análise de Circuitos CC [Notas de aula].Eletrotécnica Integrado, IF Sudeste MG.

0 comentários:

Postar um comentário